Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR!

Todos nós sabemos que criança precisa de brincar, pois é na brincadeira que ela se desenvolve.

Por isso é muito importante a quantidade e a qualidade desta brincadeira.

O que é brincar:

Segundo o dicionário Aurélio é: "divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar", também pode ser "entreter-se com jogos infantis".

Segundo Oliveira: brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida. Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

Ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas, ou pelo menos deveria ser.

Hoje quando entramos em uma loja de brinquedos ficamos loucos com a infinita diversidade de brinquedos. Mas será que estamos comprando o brinquedo certo para a idade e o desenvolvimento de nossas crianças?

Durante muito tempo achei que os melhores brinquedos eram os mais caros, mais modernos, com maior tecnologia. Hoje sei que o melhor brinquedo é aquele que irá estimular a criatividade e aprendizado e digo sem medo de errar, sabe aquele brinquedinho de montar baratinhos, ou criado em casa com materiais recicláveis, de madeira, que podem se transformar em uma infinidade de coisas usando a imaginação, É O MELHOR BRINQUEDO!

Mas, quando falamos em brincar, não estamos falando somente de interagir com brinquedos, seja ele qual for, mas também da brincadeira de faz-de-conta, como brincar de casinha, brincar de escolinha, brincar com um cabo de vassoura como se fosse um cavalo.

Brincando as crianças desenvolvem a capacidade de raciocinar, julgar, argumentar, chegar a um consenso. A capacidade para imaginar, fazer planos, conhecer o novo surge, nas crianças, através do brincar. A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.



De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil: educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Então, se você é destas mães que pensa: Meu DEUS, que saudade da minha casa arrumada! Não se preocupe você não é a única! Mas, seu filho precisa brincar, e o sobrenome da brincadeira é bagunça, o que não quer dizer que você não tenha que estimular em seu filho o habito da ORGANIZAÇÃO.

Acho super interessante a criação de um cantinho de brincar, onde a criança sabe que ali é o seu espaço. Ajuda a manter a casa  em ordem, e cria uma rotina e um ambiente onde as brincadeiras acontecem, aonde as crianças vão receber os coleguinhas, enfim, um ambiente da criança. Olha o cantinho que criamos para a Maria Eduarda:


E, se você quiser criar um cantinho de brincar, aqui estão 10 exemplos que peguei na internet e achei simples e fofas:











Olha também estas dicas com pneu e papelão para quem tem espaço externo, achei um máximo:




Mamães, não se iludam, sua casa nunca mais será a mesma! Graças a DEUS.

O que você achou? Na sua casa tem um cantinho de brincar, compartilhe conosco.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre este post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...