Por isso é muito importante a
quantidade e a qualidade desta brincadeira.
O que é brincar:
Segundo o dicionário Aurélio é:
"divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar", também
pode ser "entreter-se com jogos infantis".
Segundo Oliveira: brincar
não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das
formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o
mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se
estabelecem durante toda sua vida. Assim, através do brincar a criança pode
desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a
imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da
personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
Ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas
vidas, ou pelo menos deveria ser.
Hoje quando entramos em uma loja de
brinquedos ficamos loucos com a infinita diversidade de brinquedos. Mas será
que estamos comprando o brinquedo certo para a idade e o desenvolvimento de
nossas crianças?
Durante muito tempo achei que os
melhores brinquedos eram os mais caros, mais modernos, com maior tecnologia. Hoje
sei que o melhor brinquedo é aquele que irá estimular a criatividade e
aprendizado e digo sem medo de errar, sabe aquele brinquedinho de montar
baratinhos, ou criado em casa com materiais recicláveis, de madeira, que podem
se transformar em uma infinidade de coisas usando a imaginação, É O
MELHOR BRINQUEDO!
Mas, quando falamos em brincar, não estamos
falando somente de interagir com brinquedos, seja ele qual for, mas também da brincadeira
de faz-de-conta, como brincar de casinha, brincar de escolinha, brincar com um
cabo de vassoura como se fosse um cavalo.
Brincando
as crianças desenvolvem a capacidade de raciocinar, julgar, argumentar, chegar
a um consenso. A capacidade para imaginar, fazer
planos, conhecer o novo surge, nas crianças, através do brincar. A criança por
intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que
simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando
sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.
De acordo com o Referencial
Curricular Nacional da Educação Infantil: educar
significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagem
orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento
das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros
em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas
crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
Então, se você é destas mães que pensa: Meu DEUS, que saudade da minha
casa arrumada! Não se preocupe você não é a única! Mas, seu filho precisa
brincar, e o sobrenome da brincadeira é bagunça, o que não quer dizer que você
não tenha que estimular em seu filho o habito da ORGANIZAÇÃO.
Acho super interessante a criação de um cantinho de brincar, onde a criança sabe que ali é o seu espaço. Ajuda a manter a casa em ordem, e cria uma rotina e um ambiente onde as brincadeiras acontecem, aonde as crianças vão receber os coleguinhas, enfim, um ambiente da criança. Olha o cantinho que criamos para a Maria Eduarda:
E, se você quiser criar um cantinho de brincar, aqui estão 10 exemplos que peguei na internet e achei simples e fofas:
Olha também estas dicas com pneu e papelão para quem tem espaço externo, achei um máximo:
Mamães, não se iludam, sua casa nunca mais será a mesma! Graças a DEUS.
O que você achou? Na sua casa tem um cantinho de brincar, compartilhe conosco.
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